O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










quarta-feira, 7 de março de 2018

Semana Camiliana


Em celebração dos 193 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco, de 12 a 16 de março de 2018 o Ecomuseu de Ribeira de Pena irá dedicar uma semana de atividades à vida e obra do escritor.

Ponto alto das atividades ocorrerá no dia 16 de março, pelas 14h30, com a inauguração da exposição “Olhares Camilianos” na Casa de Camilo|Friúme. Esta exposição vem apresentar ao público um conjunto de obras de arte da autoria de diferentes artistas que representam diferentes perspetivas sobre o escritor, a sua vida em Friúme e os lugares ribeirapenenses que imortalizou na sua obra.

A possibilidade de uma fotografia de Joaquina Pereira de França, primeira mulher de Camilo com quem casou na Igreja Matriz de Ribeira de Pena, é o grande destaque do conjunto que agora se apresenta.

As obras em exposição fazem parte de espólio recentemente incorporado na coleção da casa-museu e que passarão a integrar a sua exposição permanente.



+ info