Para assinalar a efeméride e os 100 anos da edição da obra “A primeira mulher de Camilo”, de Alberto Pimentel, o Município de Ribeira de Pena em colaboração com a Orfeu, Centro Cultural em Bruxelas, apresentaram e contextualizaram a fotografia recém-descoberta da família Pereira de França que, pela primeira vez, revela a "Quininha"que casou com o escritor a 18 de Agosto de 1841 em Ribeira de Pena.
Esta apresentação contou com as intervenções de Joaquim Pinto da Silva, proprietário da Livraria Orfeu, e de Maria do Carmo Serén, historiadora, crítica de arte e de fotografia.
O evento decorreu na Casa da Cultura – Museu da Escola e contou com a presença dos herdeiros da família de Joaquina Pereira de França, Carlos e César Romão, autores da descoberta. Contou ainda com a presença de vários convidados e alunos do ensino secundário do Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena.
A conferência terminou com uma visita à Casa de Camilo-Friúme, onde foi colocada a nova fotografia da família Pereira de França, integrada na sua exposição permanente.
Fotos do evento
Para visitar