O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Museu da Venda Nova acolhe exposição "Memórias da Terra"


A partir do próximo dia 5 de Março de 2016, o Museu da Venda Nova irá acolher a exposição “Memórias da Terra”. Esta exposição tem por base a coleção do Sr. Américo do Enjeitado, artesão de Alvite que deixou um conjunto de miniaturas inspiradas nas tradições e no património da sua terra. Esta exposição é, por isso, uma homenagem ao seu legado que preserva a memória da comunidade local.

O Museu da Venda Nova apresentará ainda uma nova exposição permanente, intitulada “Um Museu, uma Rede, um Roteiro”, exposição que conduz o visitante pelos diferentes espaços de ação do Ecomuseu de Ribeira de Pena, permitindo-lhe conhecer os elementos que constituem a herança cultural da comunidade ribeirapenense através da sua rede de museus.

A inauguração ocorrerá no dia 4 de março, sexta-feira, pelas 18h30.