O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Casa de Camilo - Friúme


Camilo Castelo Branco era apenas um jovem adolescente quando casou pela primeira vez, com Joaquina Pereira de França, na Igreja Matriz de Ribeira de Pena, a 18 de Agosto de 1841. Na altura não sabia ainda que a permanência aqui seria tão efémera, abandonando repentinamente a sua jovem esposa e sua primeira filha, Rosa. Não sabia também que viria a ser um dos maiores vultos da Literatura portuguesa, que, passados 190 anos do seu nascimento, motiva ainda reedições da sua obra, estudos, roteiros, eventos e espaços que se dedicam a divulgar o homem e o génio.
A passagem por Ribeira de Pena resumiu-se a cerca de dois anos da sua vida. Mas marcou profundamente a sua personalidade e genialidade, refletindo com frequência nos seus livros os espaços, personagens e histórias que conheceu nesta terra transmontana. Esta riqueza de inspiração está patente na Casa de Camilo-Friúme, a casa onde viveu com sua esposa, Joaquina, hoje uma casa-museu integrante do Ecomuseu de Ribeira de Pena. Aqui é permitido conhecer Camilo, a sua obra e a sua ligação com Ribeira de Pena. Aqui é possível conhecer os aposentos de Camilo e Joaquina, bem como a sua família ribeirapenense. Aqui é possível conhecer os roteiros “Camiliano” e “Maria Moisés” que percorrem os espaços mais emblemáticos ligados ao escritor neste concelho. Da ilha dos amores à Igreja onde casou ou ao espaço onde aprendeu latim com o padre Manuel da Lixa, estes roteiros são o complemento perfeito para a visita à Casa de Camilo-Friúme, sempre acompanhados das palavras do próprio Camilo pela leitura das fichas de visita que o Município disponibiliza gratuitamente.

A Casa de Camilo-Friúme está aberta sete dias por semana e oferece uma excelente oportunidade para o encontro com a natureza e o património com base na melhor herança que nos oferece a Literatura Portuguesa.