O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Horário - Período de Natal

Informa-se que o Núcleo Museológico da Venda Nova e o Parque Ambiental de Ribeira de Pena estarão encerrados nos dias 23 (tarde), 24 e 25 de Dezembro de 2013.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Museu da Venda Nova tem novo horário


A partir do próximo dia 15 de Novembro o Museu da Venda Nova terá novo horário, alargando a sua abertura ao público a todos os dias úteis da semana. Além do horário de Sábado, que se mantém inalterado, o Museu estará agora também aberto ao público de Segunda a Sexta, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Camilo Castelo Branco reflectido em Ribeira de Pena

Realizou-se no passado dia 14 de Setembro o Seminário “Camilo e Ribeira de Pena”, que permitiu estimular a reflexão sobre a relação do escritor com este concelho transmontano. Com cerca de centena e meia de participantes, o Auditório Municipal de Ribeira de Pena encheu-se para abordar questões ligadas à vida e obra de Camilo Castelo Branco e à importância que Ribeira de Pena exerceu sobre a sua personalidade e sobre a sua obra literária.
Na terra onde Camilo conheceu o seu primeiro casamento e a sua primeira filha, os admiradores do romancista tiveram ainda a oportunidade de conhecer os sabores locais que o escritor refere nas suas obras num almoço camiliano, junto à capela de Nossa Senhora da Guia, que contou com o apoio da Junta de Freguesia de Santa Marinha.
A realização deste seminário pelo Ecomuseu de Ribeira de Pena teve ainda como objectivo a divulgação do seu Centro de Estudos, ainda em desenvolvimento, que permitirá dinamizar novos estudos sobre Camilo e a região. Após uma homenagem a Francisco Botelho, grande camilianista ribeirapenense, os participantes conheceram também a nova exposição permanente da Casa de Camilo em Friúme, que reabriu ao público e que conta ainda com a exposição temporária “Camilo” de Paulo Sá Machado.
A Casa de Camilo-Friúme, onde Camilo Castelo Branco viveu com Joaquina Pereira de França, é um espaço musealizado que permite hoje conhecer a relação do escritor com Ribeira de Pena e a influência sobre a sua obra. Pode ser visitada aos Sábados, das 11h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30, e nos dias úteis e feriados por marcação junto do Ecomuseu de Ribeira de Pena.

As fotos do evento:







quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Parque Ambiental abre ao público na XV Feira do Linho


O Parque Ambiental de Ribeira de Pena irá abrir ao público na XV Feira do Linho em Ribeira de Pena. Numa cerimónia que inclui a abertura da própria Feira do Linho, este espaço irá agora dispôr de um horário de abertura regular ao público, permitindo o contacto com as espécies endógenas da fauna e da flora. Este será o segundo núcleo do Ecomuseu de Ribeira de Pena a abrir ao público, garantindo a salvaguarda e valorização do património natural do concelho por meio da pedagogia e da sensibilização ambiental.
A cerimónia está marcada para a próxima Sexta-feira, dia 9 de Agosto de 2013, pelas 15 horas.
A XV Feira do Linho terá ainda patente no seu recinto a exposição "O Ciclo do Linho", como forma de valorização desta tradição ancestral do concelho de Ribeira de Pena.


sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Seminário Camilo e Ribeira de Pena


No próximo dia 14 de Setembro de 2013 irá realizar-se em Ribeira de Pena o seminário “Camilo e Ribeira de Pena”, assinalando a reabertura ao público da Casa de Camilo em Friúme.
Sob organização do Ecomuseu de Ribeira de Pena, este seminário pretende reflectir sobre questões que permanecem acerca da passagem de Camilo Castelo Branco por Ribeira de Pena, onde casou pela primeira vez com apenas 16 anos e que tanto influenciou a sua obra literária. Permitirá também abordar outras questões relativas à literatura camiliana e à personalidade do escritor.
O programa do seminário inclui um Almoço Camiliano e uma homenagem ao grande camilianista ribeirapenense, Francisco Botelho. No final será reaberta ao público a Casa de Camilo em Friúme, com uma renovada exposição permanente e a inauguração da exposição temporária “Camilo”, de Paulo Sá Machado.
O seminário “Camilo e Ribeira de Pena” tem o apoio da Junta de Freguesia de Santa Marinha, da Confraria Gastronómica dos Milhos e do Centro de Estudos Camilianos. As inscrições têm um custo de 15 euros e estão limitadas à capacidade do Auditório Municipal. Podem ser efectuadas junto do Gabinete Técnico do Ecomuseu de Ribeira de Pena.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Inauguração do Ecomuseu

Ao longo dos meses de Verão, o Município de Ribeira de Pena irá inaugurar o Ecomuseu de Ribeira de Pena e abrir ao público os seus primeiros núcleos, dinamizando um conjunto de actividades culturais no concelho. A cerimónia de inauguração está marcada para o dia 26 de Julho, às 18 horas, no Núcleo Museológico da Venda Nova, espaço que acolhe a exposição “O Ciclo do Linho” e as Reservas Museológicas do Ecomuseu. Será ainda apresentado o novo horário de funcionamento deste espaço. À noite, terá lugar um espectáculo de inauguração na Praça do Município, que contará com a participação activa da comunidade local.
No dia 9 de Agosto ocorrerá, a partir das 15 horas, a abertura oficial do Parque Ambiental de Ribeira de Pena, evento integrado na cerimónia de abertura da XV Feira do Linho. Inaugurado em 2007, este parque dispõe agora de todas as condições para o acolhimento de visitantes, que aí poderão conhecer as espécies endógenas da fauna e flora regional.
Já no dia 14 de Setembro será a data de reabertura da Casa de Camilo-Friúme, após as intervenções de restauro que tem vindo a receber. Nesse dia Ribeira de Pena receberá durante a manhã um Seminário Académico intitulado “Camilo e Ribeira de Pena”, a que se seguirá um Almoço Camiliano. A reabertura da Casa de Camilo-Friúme, durante a tarde, contará com uma nova exposição permanente e um novo horário de funcionamento. Acolherá ainda a exposição temporária “Camilo” de Paulo Sá Machado.
O Ecomuseu de Ribeira de Pena é um projecto do Município que se tem vindo a desenvolver ao longo dos últimos dois anos enquanto instituição de gestão do património ribeirapenense e dos espaços museológicos municipais, no sentido da sua preservação e valorização. É uma instituição fortemente ligada à comunidade local enquanto reflexo da sua memória e identidade. A inauguração do Ecomuseu não compreende nenhum espaço físico em particular, mas o Ecomuseu enquanto espaço imaterial da cultura ribeirapenense que compreende todo o seu território.

Programa

Ecomuseu ganha nova designação

O Ecomuseu Municipal assume oficialmente, a partir de hoje, a designação de Ecomuseu de Ribeira de Pena. Continua a ser um museu municipal, sob gestão do Município de Ribeira de Pena, mas assume desta forma uma nova dimensão e uma nova imagem junto do público. Um museu dos ribeirapenenses, da sua terra, da sua identidade!

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Cultura Oriental em Ribeira de Pena - Exposição


A Biblioteca Municipal de Ribeira de Pena irá receber, a partir do próximo dia 4 de Julho, a exposição “Cultura Oriental em Ribeira de Pena – Instrumentos Musicais Chineses”, que acolherá até 15 de Agosto. Sob comissariado de Paulo Sá Machado, esta exposição debruça-se sobre a história da música chinesa por meio de alguns dos seus exemplares mais interessantes, permitindo ainda conhecer melhor a música europeia pelas influências que recebeu da música oriental na evolução dos seus próprios instrumentos.

Esta exposição é uma iniciativa do Município de Ribeira de Pena, por meio da Biblioteca Municipal e do Ecomuseu, e tem o apoio da Embaixada da República Popular da China em Portugal. A inauguração será no próximo dia 4 de Julho, pelas 17 horas, com a presença do seu comissário e do Sr. Embaixador da China.

Os Gigantones de Balteiro em Braga



Participação da A.C.D.R. Balteiro no XXIV Encontro de Gigantones e Cabeçudos de Braga, com o apoio do Ecomuseu Municipal de Ribeira de Pena.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Gigantones de Balteiro no XXIV Encontro Internacional de Gigantones e Cabeçudos



A Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Balteiro vai participar no próximo domingo, dia 16, no XXIV Encontro Internacional de Gigantones e Cabeçudos que se realizará em Braga. Com o apoio do Ecomuseu Municipal, a Associação levará os seus quatro gigantones centenários a representar Ribeira de Pena num dos maiores certames internacionais do género, integrado nas Festas do São João da cidade.
Os gigantones da Associação de Balteiro foram criados pelo Mestre Ilídio, serralheiro do lugar de Balteiro, no início do século XX e são há décadas presença habitual nas festividades populares do concelho.
Os gigantones e o grupo de Zés Pereiras da Associação estarão presentes no desfile que se realizará pela cidade de Braga, no próximo dia 16, a partir das 16 horas.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Concurso de Fotografia "O Nosso Património"


Encontra-se aberto o concurso de fotografia "O Nosso Património", uma iniciativa do Pportodosmuseus.pt com o Turismo de Portugal que visa a divulgação do património nacional.
O Ecomuseu Municipal de Ribeira de Pena desafia os ribeirapenenses a participarem nesta iniciativa, que decorre até ao próximo dia 19 de Junho, enviando as suas fotografias sobre o património do concelho de Ribeira de Pena.
O regulamento pode ser consultado no site do Pportodosmuseus.pt.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Ecomuseu reúne artesãos

O Ecomuseu Municipal reuniu no final do mês de Maio com os artesãos ribeirapenenses a fim de reflectir sobre o futuro das actividades tradicionais em Ribeira de Pena. Este encontro, que se dividiu em duas reuniões, veio culminar um processo de contacto que permitiu criar uma relação de proximidade entre o Ecomuseu e os detentores das actividades tradicionais, unindo-os no mesmo objectivo de preservação e valorização do Património Cultural Imaterial ribeirapenense, quer enquanto identidade, quer enquanto meio económico de desenvolvimento do concelho.
A última reunião teve ainda a participação da Verde Novo, que dinamizou uma sessão de esclarecimento relacionada com as tecnologias da informação e da comunicação e as oportunidades de financiamento disponíveis para o mundo do artesanato.
O Ecomuseu Municipal lança ainda o desafio aos novos artesãos para que deixem o seu contacto, de modo a poderem participar em futuras acções.




terça-feira, 7 de maio de 2013

Dia Internacional dos Museus 2013


No próximo dia 18 de Maio celebra-se o Dia Internacional dos Museus, este ano sob o tema "Museus (memória+criatividade) = Mudança Social", proposto pelo ICOM. Para assinalar a data, o Núcleo Museológico da Venda Nova estará aberto ao público entre as 15 e as 18 horas, permitindo a visita livre da exposição "O Ciclo do Linho".
Para assinalar a data, além desta iniciativa, o Ecomuseu associa-se também à Biblioteca Municipal de Ribeira de Pena colaborando na organização de uma visita de estudo ao Museu de Serralves. Esta iniciativa destina-se aos jovens entre os 10 e os 18 anos e pretende sensibilizar os jovens ribeirapenenses para a arte contemporânea, contribuindo para o seu enriquecimento pessoal. Mais informações e inscrições na Biblioteca Municipal ou em http://bmrp.com.pt.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Casa de Camilo em Friúme recebe obras de restauro

A Casa de Camilo em Friúme encontra-se a receber obras de restauro. Esta intervenção, que se desenvolverá entre Maio e Agosto de 2013, visa a recuperação e manutenção das madeiras pertencentes à estrutura da casa, merecendo destaque o restauro da varanda exterior que se encontra em avançado estado de degradação. O Gabinete Técnico do Ecomuseu Municipal está também a trabalhar na renovação da exposição permanente deste espaço musealizado bem como na conclusão da reconstituição dos aposentos de Camilo e Joaquina.
A Casa de Camilo em Friúme foi residência de Camilo Castelo Branco com sua primeira esposa, Joaquina Pereira de França, quando ambos eram ainda muito jovens. Exemplar da arquitectura popular regional, pertence desde final da década de 1990 ao Município de Ribeira de Pena, tendo então recebido obras para a sua musealização. É parte integrante do Roteiro Camiliano e encontra-se em fase de incorporação no projecto do Ecomuseu Municipal de Ribeira de Pena.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Camilo na Iconografia - Exposição


De 30 de Abril a 30 de Maio de 2013, a Biblioteca Municipal de Ribeira de Pena vai receber a exposição "Camilo na Iconografia". Sob comissariado de Paulo Sá Machado, esta exposição aborda a representação da imagem de Camilo Castelo Branco na filatelia, na estatuária, na cartografia, na nunismática, na notafilia e na discografia.
Desenvolvida em colaboração com o Ecomuseu de Ribeira de Pena, esta exposição pretende assinalar os 150 anos da 1ª edição da obra "Noites de Lamego", onde Camilo nos deixou dois contos passados em Ribeira de Pena.
A inauguração será no dia 30 de Abril, às 9:30 horas, com a presença do próprio comissário.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Roteiro Tesouros de Ribeira de Pena disponível



O Roteiro Tesouros de Ribeira de Pena, lançado pelo Ecomuseu de Ribeira de Pena no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2013, já se encontra disponível, em formato digital, na página do Município de Ribeira de Pena e no blog do Ecomuseu. É, desta forma, possível a visita autónoma do roteiro por qualquer pessoa, bastando para tal seguir as indicações ou as coordenadas GPS que constam na ficha de visita de cada local. O Ecomuseu proporciona ainda visitas guiadas mediante marcação prévia.
O próximo passo será a sinalização adequada dos locais, pela colocação de painéis interpretativos junto dos sítios e de algumas placas orientadoras que estão em falta nos caminhos de acesso.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

No próximo dia 18 de Abril, data em que se celebra o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o Ecomuseu Municipal de Ribeira de Pena irá realizar a apresentação pública do Roteiro “Tesouros de Ribeira de Pena”, um roteiro pelo património classificado como monumento nacional ou de interesse municipal no concelho de Ribeira de Pena.
Com este roteiro, o Ecomuseu pretende divulgar a riqueza patrimonial ribeirapenense com base naqueles que são os seus maiores tesouros da arqueologia e arquitectura, mas também sensibilizar para importância da sua preservação enquanto elementos de valor cultural nacional e local.
Em resposta ao desafio “Património + Educação = Identidade”, proposto pelo ICOMOS, o Ecomuseu disponibiliza assim uma ferramenta educativa importante com base no património cultural do concelho de Ribeira de Pena, que ficará depois disponível em formato digital na sua página online.
Para além de alargar a oferta cultural do concelho, este roteiro visa também assinalar os 100 anos da construção da Ponte de Arame, um dos elementos icónicos do património arquitectónico ribeirapenense.
O programa inclui uma apresentação pública a que se seguirá a visita guiada pelo roteiro, inaugurando assim esta nova oferta disponível na agenda do Ecomuseu.
As inscrições podem ser feitas na Câmara Municipal de Ribeira de Pena ou através do e-mail ecomuseu@cm-rpena.pt.

PROGRAMA

segunda-feira, 18 de março de 2013

Museus a Norte

O Turismo Porto e Norte de Portugal apresentou publicamente na Bolsa de Turismo de Lisboa o guia Museus a Norte. É um guia que disponibiliza informação sobre os museus da região Norte de Portugal, promovendo o território pela sua riqueza cultural. O Gabinete Técnico do Ecomuseu Municipal de Ribeira de Pena foi uma das instituições que colaborou, fornecendo informação sobre a Casa de Camilo - Friúme, actualmente o espaço museológico que se encontra com uma exposição permanente já organizada.
O Guia está disponível em formato e-book e pode ser descarregado no sítio do Turismo do Porto e Norte.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

O Carnaval da Venda Nova: Uma tradição centenária

O Carnaval da Venda Nova é uma tradição centenária no concelho de Ribeira de Pena, surgida espontaneamente da vontade popular e parte integrante da etnografia ribeirapenense. É uma festa enraizada nos hábitos da população local, que anualmente se desloca no dia de Carnaval ao Lugar da Venda Nova para participar nos festejos.
Como forma de promover o Museu do Linho que se encontra em desenvolvimento no âmbito do projecto do Ecomuseu Municipal, o Núcleo Museológico da Venda Nova terá hoje as portas abertas, entre as 14 e as 18:30 horas, permitindo a visita dos foliões à exposição O Ciclo do Linho

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Ecomuseu organiza colecções

A equipa técnica do Ecomuseu Municipal está a organizar as primeiras colecções patrimoniais, com vista à constituição das suas reservas museológicas. Fruto do levantamento de património cultural ribeirapenense, estão já constituídas as colecções de arqueologia, etnografia e história local, merecendo aqui especial destaque o património histórico escolar.
Este património encontra-se em fase de conservação e servirá de base à criação dos núcleos a desenvolver pelo Ecomuseu.


   

Legenda: Pormenores das colecções de Arqueologia, História Local (em cima), Etnografia (ao centro) e Mobiliário Escolar (em baixo)