O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










sexta-feira, 14 de junho de 2013

Gigantones de Balteiro no XXIV Encontro Internacional de Gigantones e Cabeçudos



A Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Balteiro vai participar no próximo domingo, dia 16, no XXIV Encontro Internacional de Gigantones e Cabeçudos que se realizará em Braga. Com o apoio do Ecomuseu Municipal, a Associação levará os seus quatro gigantones centenários a representar Ribeira de Pena num dos maiores certames internacionais do género, integrado nas Festas do São João da cidade.
Os gigantones da Associação de Balteiro foram criados pelo Mestre Ilídio, serralheiro do lugar de Balteiro, no início do século XX e são há décadas presença habitual nas festividades populares do concelho.
Os gigantones e o grupo de Zés Pereiras da Associação estarão presentes no desfile que se realizará pela cidade de Braga, no próximo dia 16, a partir das 16 horas.