O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










terça-feira, 11 de setembro de 2012

Estações Esquecidas - Exposição Fotográfica


De 15 de Setembro a 13 de Outubro de 2012, a Biblioteca Municipal de Ribeira de Pena vai acolher a exposição fotográfica Estações Esquecidas, da autoria de Sílvia Gonçalves.
Esta exposição, realizada no âmbito do projecto do Ecomuseu Municipal, ocorre numa altura em que se celebram os 125 anos da Linha do Tua. Apresenta, por isso, um conjunto de imagens relacionadas com esta linha férrea, permitindo fruir da sua riqueza natural e, ao mesmo tempo, reflectir sobre o seu futuro num momento em que vive ameaçada pela construção da Barragem de Foz Tua.
Numa altura em que as Barragens do Tâmega se apresentam nos horizontes do concelho de Ribeira de Pena, esta exposição permite ainda abrir espaço à reflexão sobre o impacto da construção destas barragens para a região.

A inauguração será no dia 15 de Setembro, pelas 11 horas, com a presença da artista.