O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










segunda-feira, 30 de julho de 2012

A Loja do Ecomuseu

Terra de grande riqueza agrícola e artesanal, Ribeira de Pena possui um conjunto de produtos de grande qualidade, fruto da sua situação geográfica mas também da especialização adquirida ao longo de gerações. Do mel ao vinho verde, dos linhos às crossas, é grande a oferta para quem procura a qualidade dos produtos tradicionais genuínos. A criação de uma loja do Ecomuseu pretende acima de tudo a promoção dos produtos regionais junto daqueles que visitam as suas exposições, valorizando também desta forma o património ribeirapenense.
A título experimental, o projecto do Ecomuseu Municipal tem promovido uma pequena loja nos espaços do Núcleo Museológico da Venda Nova, como complemento da exposição "O Ciclo do Linho". Este espaço disponibiliza aos seus  visitantes o contacto com alguns dos produtos naturais e artesanais do concelho de Ribeira de Pena, que podem adquirir para futura referência ou recordação.
A experiência tem-se revelado um sucesso, já reconhecido pelos produtores participantes, e permitirá alargar sem receio o leque de produtores quando a Loja do Ecomuseu for uma realidade. Enquanto espaço de promoção dos produtos locais, permitirá ainda encaminhar os seus visitantes para os espaços comerciais do concelho e produtores locais que forneçam os produtos ribeirapenenses autênticos.