O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










sexta-feira, 22 de outubro de 2021

12º ENCONTRO DE PARCEIROS DO ROTEIRO DAS MINAS E PONTOS DE INTERESSE MINEIRO E GEOLÓGICO DE PORTUGAL

 

O Município de Ribeira de Pena marcou presença, através do Ecomuseu, no 12º Encontro Anual de Parceiros do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal, que decorreu nos dias 14 e 15 de outubro, na Batalha.

O Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal integra 38 locais distribuídos por todo o país, entre os quais se destacam o Museu do Volfrâmio de Cerva.

Os trabalhos decorreram no Auditório Mosteiro da Batalha com a conferência “Aproveitamento Local dos Geomateriais – da Construção à conservação”, onde foram discutidas as novas apostas e os novos desafios ligados à valorização do património mineiro e geológico e incluiram uma visita à Fórnea de Alvados e ao Centro de Interpretação Científico e Ambiental das Grutas da Moeda (CICA).

O Ecomuseu de Ribeira de Pena apresentou a todos os parceiros o projeto para uma futura exposição itinerante denominada “A ROTA DO VOLFRÂMIO” que incluirá todos os parceiros ligados a este mineral.

Este encontro foi promovido pelo Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal em parceria com o Centro de Interpretação Científico Ambiental das Grutas da Moeda e com o apoio da Câmara Municipal da Batalha, Mosteiro da Batalha (DGPC), Assimagra - Recursos Minerais de Portugal, Gárgula Gótica e ICNF.