O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










quinta-feira, 4 de julho de 2019

Conferência “Valorização Do Interior E Especificidade Dos Territórios De Interesse Geológico E Mineiro”


Realizou-se, no dia 27 de junho, em Ribeira de Pena, a conferência “Valorização do Interior e Especificidade dos Territórios de Interesse Geológico e Mineiro”.

A sessão contou com a participação do Secretário de Estado da Valorização do Interior, João Catarino, do representante da Direção Geral de Energia e Geologia, José Silva Pereira, da representante do Conselho de Administração da EDM - Empresa de Desenvolvimento Mineiro SA, Zélia Estevão, do Presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, João Noronha e do Vice-presidente da Câmara Municipal de Montalegre, David Teixeira.

No seu discurso, o Presidente da Câmara Municipal, João Noronha, salientou a necessidade de preservar a herança mineira do concelho e, simultaneamente, conseguir transformar esta riqueza cultural, num fator de atração turística e, deste modo, de desenvolvimento local.

O Secretário de Estado da Valorização do Interior, João Catarino, que presidiu a sessão de abertura, referiu que sendo o turismo o grande motor do crescimento do país, é importante alargar o mapa turístico do país, nomeadamente, através da valorização do património mineiro.

O painel da conferência foi constituído por Edgar Carvalho (EDM) que apresentou “A intervenção da EDM em territórios de interesse mineiro”, Alexandre Lima (Faculdade de Ciências da Universidade do Porto) que falou sobre “Recursos geológicos e desenvolvimento local”, Inácio Ribeiro (Entidade Regional de Turismo - Porto & Norte de Portugal) com a apresentação sobre a “Especificidade territorial, oferta turística e valorização do interior” e José Alberto Rio Fernandes (Associação Portuguesa de Geógrafos) que abordou o tema “Recursos locais e desenvolvimento em contexto de baixa densidade”.

Esta iniciativa realizou-se no âmbito do 10º Encontro Anual de Parceiros do Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal organizado pelos Municípios de Ribeira de Pena e de Montalegre, em conjunto com a EDM - Empresa de Desenvolvimento Mineiro SA e a Direção Geral de Energia e Geologia.