O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Ecomuseu de Ribeira de Pena em destaque entre os museus de comunidade


A convite do Museu Nacional de Arqueologia, o Município de Ribeira de Pena, através do Ecomuseu, participou no Seminário “Património Cultural, Museus e Responsabilidade Cidadã”, realizado, no dia 30 de setembro, no salão nobre daquela instituição.
Esta iniciativa surge integrada nas Jornadas Europeias do Património e desenvolve-se no âmbito do projeto EU-LAC Museums que estuda a relação entre as comunidades e os museus. Os museus são lugares de memórias vivas e por isso as comunidades de museus comunitários participantes neste projeto foram convidadas para uma tarde de partilha de histórias e tradições.
O Ecomuseu de Ribeira de Pena foi um dos exemplos de boas práticas na relação com a comunidade que esteve em destaque no evento, em especial pelo trabalho com o Museu do Linho que integra na sua dinâmica as tecedeiras do Grupo de Tecelagem de Limões que preservam naquele espaço as tradições associadas ao trabalho artesanal do linho.