O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










sexta-feira, 27 de abril de 2018

Ecomuseu de Ribeira de Pena em destaque no EULAC MUSEUMS


O EULAC MUSEUMS é um projeto internacional de museologia comunitária desenvolvido pelas delegações do ICOM na Europa e América Latina que pretende identificar e promover os museus e suas comunidades em vários países destas duas regiões. Em Portugal este projeto tem como parceiro o Museu Nacional de Arqueologia.
O Ecomuseu de Ribeira de Pena encontra-se já representado na plataforma do EULAC MUSEUMS, onde é dado especial destaque ao Museu do Linho em Limões e ao trabalho artesanal do linho registado em vídeo.