O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










terça-feira, 23 de maio de 2017

Ribeira de Pena celebra Dia Internacional dos Museus


Para comemorar o Dia Internacional dos Museus, o Ecomuseu de Ribeira de Pena realizou no dia 18 de maio de 2017, um conjunto de atividades que dinamizaram os museus do concelho.

Com o tema “Museus e Histórias Controversas: Dizer o Indizível nos Museus”, a Casa da Cultura – Museu Escola, o Museu da Venda Nova e o Museu do Linho, em Limões, receberam alunos do Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena com exposições e ateliês educativos. Aos visitantes foi ainda disponibilizado um horário alargado para visita aos vários museus do concelho.

No contexto desta celebração e para assinalar os 500 anos do Foral Manuelino, realizou-se a Caminhada do Foral que contou com a participação dos Centros de Convívio, percorrendo alguns dos sítios mais marcantes ligados ao documento.

O Município de Ribeira de Pena associou-se mais uma vez a esta iniciativa com o objetivo de promover a cultura junto da população.