O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










quinta-feira, 25 de maio de 2017

Museu do linho com horário alargado


Durante as próximas semanas, quem se deslocar a Limões já terá possibilidade de contemplar os campos de linho, cujas plantas se encontram em pleno crescimento e que em breve irão brindar o público com a sua flor.

Por esse motivo, o Museu do Linho terá horário alargado até à época da arrancada, em julho, de modo a poder acolher todos os que pretendam deslocar-se a Limões e conhecer melhor esta tradição centenária.


Horário alargado
25 de maio a 8 de julho de 2017

Segunda a Sábado

Manhã: 9h00-12h00
Tarde: 14h00-17h30

Encerra ao Domingo




terça-feira, 23 de maio de 2017

Ribeira de Pena celebra Dia Internacional dos Museus


Para comemorar o Dia Internacional dos Museus, o Ecomuseu de Ribeira de Pena realizou no dia 18 de maio de 2017, um conjunto de atividades que dinamizaram os museus do concelho.

Com o tema “Museus e Histórias Controversas: Dizer o Indizível nos Museus”, a Casa da Cultura – Museu Escola, o Museu da Venda Nova e o Museu do Linho, em Limões, receberam alunos do Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena com exposições e ateliês educativos. Aos visitantes foi ainda disponibilizado um horário alargado para visita aos vários museus do concelho.

No contexto desta celebração e para assinalar os 500 anos do Foral Manuelino, realizou-se a Caminhada do Foral que contou com a participação dos Centros de Convívio, percorrendo alguns dos sítios mais marcantes ligados ao documento.

O Município de Ribeira de Pena associou-se mais uma vez a esta iniciativa com o objetivo de promover a cultura junto da população.






sexta-feira, 19 de maio de 2017

DesaLinho - Programa disponível



Já se encontra disponível o programa do evento DesaLinho, que se realizará no próximo dia 4 de junho de 2017.
Esta iniciativa, promovida pela VERde NOVO, conta com o apoio do Ecomuseu de Ribeira de Pena e inclui, entre outras atividades, visitas ao Centro de Interpretação-Museu do Linho e aos campos de linho.

As inscrições podem ser realizadas pelos dos contactos da VERde NOVO até dia 1 de junho de 2017.









quarta-feira, 17 de maio de 2017

Dia Internacional dos Museus - Horário Alargado


No Dia Internacional dos Museus, os núcleos do Ecomuseu terão os seguintes horários:

Museu da Venda Nova - 10h30-12h00 | 14h30-16h00

Casa de Camilo|Friúme - 9h30-13h00 | 14h30-18h00

Casa da Cultura-Museu da Escola - 9h30-18h00

Centro de Interpretação-Museu do Linho - 9h30-11h00 | 14h30-16h00




terça-feira, 16 de maio de 2017

Foral Manuelino de Pena celebra hoje 500 anos


Celebram-se hoje 500 anos da atribuição de Carta de Foral à Terra de Pena por D. Manuel I.

Embora não seja o documento que assinala a fundação do concelho, uma vez que existia já outra Carta de Foral de 1331, atribuída por D. Afonso IV, a atribuição deste documento revestiu-se na época de grande importância para os moradores desta terra, pois veio confirmar os direitos e privilégios que detinham. Ao mesmo tempo confirmou à Coroa as propriedades que lhe pertenciam e que deviam pagar foros na Casa do Paço.

Por serem pertença do mesmo donatário, foram atribuídas no mesmo dia cartas de Foral aos concelhos de Aguiar de Pena (hoje Vila Pouca de Aguiar) e de Pena (hoje Ribeira de Pena). O registo destes documentos encontra-se no Livro de Forais Novos de Trás-os-Montes, que se preserva no Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

O registo do Foral Manuelino de Pena encontra-se em exposição na Casa da Cultura-Museu da Escola, onde permanencerá até ao final de maio.






segunda-feira, 15 de maio de 2017

Caminhada do Foral


Em celebração do Dia Internacional dos Museus, no ano em que se comemoram 500 anos do Foral Manuelino de Pena, vai realizar-se no próximo dia 18 de maio de 2017 a Caminhada do Foral, que irá percorrer um conjunto de locais do Vale de Ribeira de Pena intimamente ligados à história deste importante documento. Os caminheiros serão ainda convidados a participar num almoço convívio que se realizará no final da caminhada.

Distância: 4 km
Dificuldade: Fácil
Concentração: 10h30 - Capela de São Pedro em Ribeira de Pena
Fim da Caminhada: 12h00 - Lugar da Feira de Balteiro

Esta atividade tem a participação dos Centros de Convívio de Ribeira de Pena.









quarta-feira, 10 de maio de 2017

terça-feira, 9 de maio de 2017

Dia Internacional dos Museus


No próximo dia 18 de maio de 2017 comemora-se o Dia Internacional dos Museus, este ano sob o tema Museus e Histórias Contestadas: Dizer o Indizível nos Museus.

O Ecomuseu de Ribeira de Pena vai comemorar este dia com um conjunto de iniciativas ligadas às Comemorações dos 500 Anos do Foral Manuelino de Pena, que inclui um horário alargado de abertura dos museus e a dinamização de ateliês educativos no Museu da Escola e no Museu do Linho.

Será também realizada a Caminhada do Foral, que percorre um conjunto de locais do vale de Ribeira de Pena intimamente ligados à história do Foral Manuelino.

Esta atividade tem a participação do Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena e dos Centros de Convívio. Informações e inscrições na caminhada disponíveis na Casa da Cultura-Museu da Escola e em www.ecomuseu-rpena.pt.


+ info

Inscrições na Caminhada do Foral




quarta-feira, 3 de maio de 2017

Novos contactos do Ecomuseu


Os núcleos do Ecomuseu de Ribeira de Pena têm novos contactos telefónicos:

Casa da Cultura-Museu da Escola - 259 490 507
Museu da Venda Nova - 259 493 085
Casa de Camilo|Friúme - 259 495 021
Centro de Interpretação-Museu do Linho - 259 479 206

Confira aqui os nossos contactos.



terça-feira, 2 de maio de 2017


Vai realizar-se no próximo dia 4 de junho de 2017 nova edição do DesaLinho, em Limões.

Esta iniciativa, promovida pela Verde Novo, inclui visitas ao Centro de Interpretação-Museu do Linho, entre outras atividades complementares.

Inscrições até dia 1 de junho.

Para mais informações: geral@verdenovo.pt ou pelo contacto 964 343 100