O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










segunda-feira, 14 de março de 2016

191 Anos do Nascimento de Camilo


Camilo Castelo Branco, grande referência da Literatura Portuguesa, casou em Ribeira de Pena a 18 de Agosto de 1841 com Joaquina Pereira de França. Para assinalar os 175 anos do casamento de Camilo e Joaquina, o Município de Ribeira de Pena encontra-se a preparar o Ano Camiliano em Ribeira de Pena, que inclui um conjunto de iniciativas e celebrações em torno da vida e obra do escritor, onde a Casa de Camilo-Friúme assume um papel central.

Neste sentido, o Município de Ribeira de Pena, em conjunto com o Ecomuseu, e o Grémio Literário Vila-Realense vão assinalar o Lançamento do Ano Camiliano em Ribeira de Pena com as celebrações dos 191 anos do Nascimento de Camilo Castelo Branco, que ocorrerão de 14 a 19 de Março de 2016. O programa inclui um conjunto de atividades ao longo da semana, desenvolvidas com a comunidade educativa, e tem como ponto alto a cerimónia comemorativa no dia 19, dia em que realizará o IV almoço camiliano e em que será apresentado o conjunto de iniciativas a realizar ao longo do ano.

Informações ou inscrições podem ser solicitadas junto do Ecomuseu de Ribeira de Pena, na Casa de Camilo-Friúme e junto do Grémio Literário Vila-Realense.

Programa

Informações e Inscrições