O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Ecomuseu elabora inventário do património



O Município de Ribeira de Pena, através do Ecomuseu, encontra-se a realizar um levantamento exaustivo do património cultural do concelho. Este levantamento visa completar o conjunto de elementos do património imóvel, arqueológico e arquitetónico, que fazem parte do inventário municipal, mas também as histórias, lendas e memórias que fazem parte do imaginário popular da região. No futuro, este trabalho permitirá renovar a exposição permanente do Museu da Venda Nova, espaço de salvaguarda dos elementos que representam a herança cultural da comunidade ribeirapenense. Assim, a equipa técnica do Ecomuseu encontra-se a percorrer as diversas aldeias e lugares do concelho a identificar os elementos para elaboração do inventário, que ficará depois disponível para consulta online. Pede-se o apoio da população nesta recolha que permitirá preservar e valorizar a memória coletiva que é de todos os ribeirapenenses.

Quem tiver histórias, memórias, documentos ou fotografias que possam enriquecer este espólio pode também partilhar com o Ecomuseu de Ribeira de Pena através dos seus contactos.

Contactos