O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










sexta-feira, 27 de março de 2015

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios



No ano em que se celebram 25 anos da classificação dos Castros de Cabriz e do Lesenho como Sítios de Interesse Público, o Ecomuseu de Ribeira de Pena e a Associação Basto Move.Te vão comemorar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com uma Caminhada ao Castro do Lesenho.
Com saída de Penalonga, o percurso subirá até ao monte do Lesenho, um dos pontos mais elevados do concelho e um miradouro natural soberbo sobre toda a região. Aos visitantes será permitido conhecer as ruínas do antigo povoado, a sua história e evolução e outros pontos de interesse ao longo do percurso.

Inscrições no Museu da Venda Nova ou pelos contactos do Ecomuseu de Ribeira de Pena.

Mais informações sobre o percurso aqui.