O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










sábado, 12 de abril de 2014

Parque Ambiental tem nova habitante


O Parque Ambiental de Ribeira de Pena acabou de receber uma nova habitante, uma cria de raça Garrano nascida no dia 29 de Março de 2014. Garrano é uma raça de equídeo muito antiga, conhecido por Cavalo Ibérico devido às características comuns e à sua origem, nativa do Minho e Trás-os-Montes, em Portugal, utilizada desde há muitos séculos como animal de carga e trabalho. Devido ao seu tamanho, mais pequeno que um cavalo comum, é considerado um Pónei. Habita actualmente em estado semi-selvagem nas zonas da serra do Gerês, serra de Arga e da serra da Cabreira, tendo em tempos habitado todo o Norte de Portugal donde é oriundo. É uma raça protegida devido ao risco de extinção a que esteve sujeito até há pouco tempo. É considerado um cavalo rústico, de montanha e não da planície, e assim o seu passo é muito firme sobre terrenos acidentados. A sua cor é castanho, as suas crinas e rabada de cor preta, e não ultrapassa 1,35 m.

Para se proceder ao baptismo da respectiva poldra, a Câmara Municipal lançou o desafio ao Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena. Cada turma propõe um nome para a cria referida, a turma vencedora irá proceder ao baptismo da mesma no Parque Ambiental.