O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










sábado, 21 de janeiro de 2012

O Ciclo do Linho - Exposição

Está disponível ao público a exposição O Ciclo do Linho, no Núcleo Museológico da Venda Nova.
Organizada no âmbito do projecto do Ecomuseu Municipal em colaboração com a Cooperativa dos Artesãos Cervenses e o Grupo de Tecelagem de Limões, esta exposição pretende demonstrar a riqueza dos linhos artesanais dos grandes centros de produção do concelho, nomeadamente Cerva, conhecida pelos mantêses, e Limões, conhecida pelos seus rifados, bem como a importância que representa para estas duas comunidades de artesãos. Apresenta, por isso, as fases do trabalho artesanal do linho, desde a sementeira à peça final, dando a conhecer as técnicas, os saberes e as imagens associados a esta actividade. Parte integrante da exposição são ainda os centros de produção de linho artesanal que poderão ser visitados enquanto espaços vivos desta actividade e onde os visitantes podem experimentar o trabalho no tear.
A exposição permanecerá visitável até 31 de Agosto de 2011 e inicia um ciclo de exposições temporárias que têm por objectivo valorizar o património cultural ribeirapenense, fruto do levantamento que está a ser efectuado no âmbito do projecto do Ecomuseu Municipal.

Marcações