O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










terça-feira, 21 de abril de 2015

Comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Realizou-se no passado dia 18 de Abril a Caminhada ao Castro do Lesenho, em comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

As cerca de duas dezenas de participantes tiveram a oportunidade de conhecer a história e evolução deste povoado pré-histórico bem como outros pontos de interesse nas proximidades que lhes permitiram compreender o desenvolvimento e actualidade do território. Além da celebração da preservação do património cultural, a actividade permitiu ainda celebrar os 25 anos da classificação deste povoado como Sítio de Interesse Público, que o integra entre os “Tesouros de Portugal”. No limite do concelho de Ribeira de Pena com o de Boticas, o Castro do Lesenho é um enorme povoado pré-histórico cujas ruínas permitem compreender a ocupação humana desta região, onde constituiu o maior povoado da Antiguidade. 

Esta actividade foi organizada pelo Município de Ribeira de Pena através do Ecomuseu e com o apoio da Associação Basto Move.Te.

As fotos do evento: