O Ecomuseu

Ribeira de Pena é um concelho de fronteira entre o Minho e Trás-os-Montes, onde se encontram o Alvão, o Barroso e o próspero vale do Tâmega. Fruto desta situação, possui um património rico e peculiar, de contrastes e simbioses que estão na origem de uma identidade muito própria caracterizadora da sua comunidade.


O Ecomuseu de Ribeira de Pena pretende preservar e divulgar o património cultural da comunidade ribeirapenense, assim como promover e dinamizar a ação cultural na sua região de implantação.










quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Parque Ambiental abre ao público na XV Feira do Linho


O Parque Ambiental de Ribeira de Pena irá abrir ao público na XV Feira do Linho em Ribeira de Pena. Numa cerimónia que inclui a abertura da própria Feira do Linho, este espaço irá agora dispôr de um horário de abertura regular ao público, permitindo o contacto com as espécies endógenas da fauna e da flora. Este será o segundo núcleo do Ecomuseu de Ribeira de Pena a abrir ao público, garantindo a salvaguarda e valorização do património natural do concelho por meio da pedagogia e da sensibilização ambiental.
A cerimónia está marcada para a próxima Sexta-feira, dia 9 de Agosto de 2013, pelas 15 horas.
A XV Feira do Linho terá ainda patente no seu recinto a exposição "O Ciclo do Linho", como forma de valorização desta tradição ancestral do concelho de Ribeira de Pena.


sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Seminário Camilo e Ribeira de Pena


No próximo dia 14 de Setembro de 2013 irá realizar-se em Ribeira de Pena o seminário “Camilo e Ribeira de Pena”, assinalando a reabertura ao público da Casa de Camilo em Friúme.
Sob organização do Ecomuseu de Ribeira de Pena, este seminário pretende reflectir sobre questões que permanecem acerca da passagem de Camilo Castelo Branco por Ribeira de Pena, onde casou pela primeira vez com apenas 16 anos e que tanto influenciou a sua obra literária. Permitirá também abordar outras questões relativas à literatura camiliana e à personalidade do escritor.
O programa do seminário inclui um Almoço Camiliano e uma homenagem ao grande camilianista ribeirapenense, Francisco Botelho. No final será reaberta ao público a Casa de Camilo em Friúme, com uma renovada exposição permanente e a inauguração da exposição temporária “Camilo”, de Paulo Sá Machado.
O seminário “Camilo e Ribeira de Pena” tem o apoio da Junta de Freguesia de Santa Marinha, da Confraria Gastronómica dos Milhos e do Centro de Estudos Camilianos. As inscrições têm um custo de 15 euros e estão limitadas à capacidade do Auditório Municipal. Podem ser efectuadas junto do Gabinete Técnico do Ecomuseu de Ribeira de Pena.